Veja como preparar uma lancheira saudável para seu filho

0
81

As tentações gastronômicas estão por toda parte. Se para nós já é complicado, imagine para os pequenos resistirem às bolachinhas recheadas, refrigerantes, pastéis e tantos outros alimentos que contém uma quantidade exagerada de sal, gordura e açúcar. Não é à toa que muitas crianças apresentam doenças de adultos como hipertensão e diabetes, sem falar na obesidade. Sim, tudo passa por uma boa alimentação. Aqui você irá conferir dicas espertas sobre o que colocar na lancheira dos seus baixinhos e garantir a eles uma excelente qualidade de vida. Anote:

BEBIDAS

– Opte sempre pelos sucos naturais. Embora seja aconselhado preparar o suco e beber em seguida, você pode armazenar o suco em uma garrafinha térmica desde que seja bebido no mesmo dia. As frutas que guardam por mais tempo as propriedades nutricionais são melão, abacaxi, laranja e maracujá. O recomendado é beber o suco até três horas depois de pronto.

– Geralmente as crianças não são muito fãs do leite puro. Porém, com um bom achocolatado não há quem não resista. Para manter a bebida quente, guarde em uma garrafa térmica. É recomendado pelos especialistas que os pequenos tomem entre 500 a 600 ml de leite diariamente.

– Se não houver jeito do seu filhote encarar o leite, mande ver no iogurte. Dê preferência aos naturais. Para adoçar, se for o caso, opte por uma colher de sobremesa de geleia.

LANCHE

– Havendo tempo da sua parte, faça pães caseiros integrais para a criançada. A dica é acrescentar à farinha integral, abóbora, cenoura ou beterraba. Se for comprar, evite os industrializados. Quanto menos gordura, açúcar e sódio, mais a saúde de todo mundo tem a ganhar.

– Bolos caseiros são irresistíveis, além de serem ótimas fontes de carboidrato. Prepare bolos com banana e maçã na receita, evitando recheios doces. Para preparar, farinha de trigo integral e açúcar mascavo.

– Bolachinhas recheadas nem pensar. Mas nem por isto o mundo está perdido. Componha a lancheira do seu pequeno com biscoitinhos de leite ou de água e sal.

– Incorpore ao cardápio do seu filho um mix pra lá de nutritivo. Prepare porções de frutas secas, granola, cereal integral e castanhas. Mas não exagere nas porções. Mesmo sendo super saudáveis, este mix é calórico.

– As frutas não podem ser deixadas de lado. Procure colocar na lancheira uma fruta diferente por dia, dando preferências àquelas que são fáceis de comer fora de casa. Opte banana, maçã e mexerica. Salada de frutas também é uma excelente opção. Coloque pedaços de frutas como uvas, mamão, melancia e morango em potes bem vedados.

Acostume seu filho a se alimentar de forma saudável desde pequeno.

Fonte: Remédios Naturais, por Patricia da Fonseca