Manga

0
715

manga

 

A manga – fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais- apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geleias e refrescos.As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma , no colorido e no sabor, são as seguintes:

 

Manga-espada– Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação.
Manga -rosa – Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora. Manga bourbon – Mais ou menos esférica. Verde-amarelada.Manga-família- Mais ou menos esférica. Verde- amarelada.
Manga-favo-de-mel– Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce.
Manga-carlotina – Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras,Alto teor de vitaminas C.
Manga-coração-de-boi – Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração.A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.
Utilidades Medicinais
Anemia – A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma – Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
Diarréia – Tomar o chá dos ramos tenros.
Digestão, distúrbios da – Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Dispepsia – Ver digestão, distúrbios da.
Diurese – Comer mangas ou tomar o suco.
Respiratórias, doenças das vias – Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Sarna – Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.
Verminoses – Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma xícara de chá, juntamente com suco de limão.

Fonte: Frutas na medicina natural