DOENÇAS RELACIONADAS AO TABACO MATAM 4,9 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO

0
48

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial fuma. O número é assustador em tempos de luta para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Está comprovado que na fumaça do cigarro existem 4.720 substâncias tóxicas, que atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos do corpo. Sessenta dessas substâncias causam câncer, sendo a Nicotina, amônia, formol, solventes, chumbo, arsênico e monóxido de carbono as mais nocivas.

Com a adoção de um novo tratamento internacional, assinado no dia 21 de maio de 2003, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta fixada é de proteger bilhões de pessoas do impacto devastador do comsumo de cigarros e exposição à sua fumaça.

Algumas medidas como proibição do uso do tabaco em locais públicos e obrigatoriedade de campanha educativas nas propagandas de cigarro ja estão impostas, mas o número de adolescentes e crianças que começam a fumar a cada dia ainda é enorme.

Um fumante tem 50% de chances de morrer prematuramente de uma doença causada pelo cigarro. A cada ano o tabaco causa aproximadamente 4 milhões de mortes prematuras.