Chá Verde

0
164
chá verde

Chá Verde

É uma planta medicinal que tem sua origem na China e da Índia, rica em cafeína que é mundialmente conhecido devido às suas propriedades medicinais emagrecedoras. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura, mas é comum haver cultivo de apenas 1 metro. Ela raramente produz flores, mas quando surgem estas são pequenas e possuem pétalas brancas.

O chá verde pode ser utilizado como remédio caseiro para emagrecer, e seu nome científico é Camellia sinensis.

Para que serve

Ele melhora as defesas naturais do organismo, ajuda a emagrecer, auxilia no combate a inflamação crônica causada pelo acumulo de gordura corporal, ajuda a controlar a glicose sanguínea, combater a osteoporose e manter o estado de alerta.

Propriedades

Ele possui flavonóides, cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos, vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória, hipoglicemiante e anti-tumoral.

Modo de uso

As partes utilizadas no preparo do chá verde são as folhas e os botões desta planta não fermentados, para conservar a integralidade das substâncias ativas: polifenóis e carotenoides – antioxidantes.

  • Para preparar: Adicione 1 colher (chá) de chá verde numa xícara de água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Para emagrecer tomar até 4 xícaras de chá verde, por dia.

Pode-se também consumir o chá verde em cápsulas, que são comercializadas em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais

Por ser rico em cafeína, ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais: náuseas, irritar a mucosa do estômago e do intestino, e diminuir a capacidade de coagulação sanguínea e por isso deve ser evitado antes de cirurgias.

Contraindicações

Gravidez, lactação, insônia, dificuldade para dormir, gastrite, hipertensão.

Informação nutricional

Componentes Quantidade por 240 ml (1 xícara)
Energia 0 calorias
Água 239,28 g
Potássio 24 mg
Cafeína 25 mg