Chá de Cardo Santo

0
129

cardo

 

DESCRIÇÃO: Nome Científico: Carduus benedictus Auct. ex Steud.  Nome Popular: Cardo Santo, Cardo Bento e Cardo Bendito Família Botânica: Asteraceae (Compositae).       Na Europa Medieval o Cardo Santo era considerado “santificado”, conhecido por deter as pragas. Quanto ao seu nome botânico ¬Carduus = significa cardo, designando plantas perenes, da família das Compostas, cujas sedas do papo não são plumosas e benedictus = uma alusão aos monges beneditinos, os quais faziam um conhecido licor com esta planta, a qual era muito cultivada nos mosteiros.         É uma planta oriunda da região mediterrânea, crescendo em campos abandonados e hortas, tolerando a maioria dos solos,  mede entre 10 e 60 centímetros de altura.
INDICAÇÃO:O Cardo Bento é indicado no tratamento da inapetência, dispepsias, diabetes, cisitite, uretrite, pielonefrite, oligúria, urolitíase, edemas e no sobrepeso. Externamente é aplicada na cicatrização de feridas.
COMO FAZER: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva  para 500 ml de água sob forma de chá, feita com infuso (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando antes de tomar pelo menos por cinco minutos.
COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.(tomar uma xícara antes das refeições, como aperitivo ou depois das refeições como eupéptico)