Beterraba

0
135
beterraba

Beterraba

Os usos medicinais da beterraba percorrem quase toda a história da humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, acreditava que as folhas da beterraba poderiam auxiliar na cicatrização de feridas. Os antigos romanos também utilizavam as folhas da planta, tanto para tratar a febre quanto para melhorar a prisão de ventre. Durante o período medieval, o consumo da raiz passou a ser indicado para combater a má digestão.

Propriedades Medicinais

Hoje em dia, com os avanços científicos, podemos conhecer ainda mais sobre os benefícios da beterraba. Estudos mostram que ela contém diversos nutrientes essenciais, como: proteína, vitaminas A, B1, B2 e B5, potássio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o consumo regular pode prevenir várias doenças, além de fortificar o sistema imunológico e purificar o organismo.

As mulheres grávidas podem reduzir o risco de má formação do feto ingerindo a ela diariamente. Esse efeito se deve ao alto teor de ácido fólico, que auxilia no desenvolvimento do bebê. Além disso, o ferro contido na beterraba evita o aparecimento da anemia durante a gravidez.

Pesquisas mostram ainda que a ela diminui a pressão arterial. Um estudo publicado em uma revista científica americana revelou que ingerir 500 ml de suco reduz a pressão em cerca de 1 hora. Assim, a hortaliça previne as doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.

Consumo 

Ela é bastante consumida em saladas, crua ou cozida. É interessante observar que essa raiz não perde suas proteínas quando é fervida, mas alguns de seus nutrientes se perdem durante o cozimento. Uma boa forma de aproveitar todas as propriedades da beterraba é por meio do suco. A dica é combinar a beterraba com laranja, limão ou outras frutas.

Visite também este site:
fonte: http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-beterraba