Benefícios do Aloe Vera ou Babosa

0
146

Aloe-Vera

 

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como Babosa por sua característica gelatinosa (baba), e utilizada pelo homem há mais de 5.500 anos como planta medicinal, conforme registros em papiros egípcios datados de 3.500 anos antes de Cristo. Outros registros de seu uso com fins medicinais e cosméticos são encontrados nas civilizações, árabe, grega, egípcia, romana, asiática e africana. Incluem-se aqui as citações bíblicas em Cantares 4:14 e João 19:39, além da história egípcia relatar que suas rainhas Nefertite e Cleópatra usaram a babosa com grandes efeitos positivos como fitoterápico e cosmético. Outro registro histórico relata que Alexandre, o Grande, teria tomado regiões da África e a ilha de Socotra, no oceano Índico, por existir uma grande quantidade de Aloe vera naqueles locais, que foi usada para curar os ferimentos de seus soldados. Por seus efeitos biológicos a babosa foi grandemente disseminada pelos continentes, tendo vindo para as Américas a inda com Cristóvão Colombo, onde se adaptou perfeitamente. Na segunda metade do século XX as pesquisa sobre esta planta foram intensificadas e muito países, como, os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Holanda, Japão e China, os quais oficializaram seu uso, tanto externo como internamente. Alem disso, esta espécie é reconhecido nesses países como um alimento funcional ou complemento alimentar voltado à manutenção ou recuperação da saúde. No Brasil, não existem estudos suficientes e a legislação atual permite apenas seu uso externo, fitoterápico e internamente como aromarizante (Fonte: Portal Brasil / ANVISA).

O quê é Aloe vera L. (babosa) ?

É uma planta exótica da família das Asphodelaceas, de flores tubulares amarelas e folhas verdes lanceoladas e espessas, contendo em seu interior grande quantidade de mussilagem (baba/gel). Sua origem é o Nordeste da África e a região do Mediterrâneo. Nas américas foi introduzida por Cristóvão Colombo; no Brasil sua chegada ocorreu na mesma época, e sua adaptação foi tão natural que no Nordeste seu crescimento ocorre espontaneamente.

Qual a importância da Aloe vera L. ?

Os benefícios desta maravilhosa planta são de conhecimento popular e idôneos que podem garantir o seu uso humano. Constatou-se que, nos últimos 60 anos, centros de pesquisas e universidades de vários países concentraram seus estudos em desvendar os segredos da babosa, identificando em seu GEL (baba) mais de 200  componentes, dentre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C;  mono e polissacarídeos incluindo ACEMANANA que é imunoestimulante, segundo Dr. Carol Miller Kent, citado por STEVENS (1999)*. Tais estudos ampliaram largamente os conhecimentos científicos a respeito dos efeitos benéficos da babosa na saúde do homem.

* STEVENS, Neil, O Poder Curativo da Babosa – Aloe vera – Selestial Connection – (Tradução – SCAPIN, S. ) – São Paulo: Madras Editora Ltda, 1.999.

Para que serve a Babosa e quais são seus efeitos?

Os efeitos positivos da Aloe vera (babosa) podem ser obtidos Externamente como: hidratante, adstringente, emuliente, antiinflatório, analgésico e protetor da pele contra os raios UV do sol, imunoestimulante, retardador do envelhecimento da pele, excelente cicatrizante em cortes, ferimentos e queimaduras em geral, auxiliar nos tratamentos de , acne, alergias e picadas de inseto, erupções, edemas, eczemas, manchas, crostas, seborréias, caspa e queda de cabelos, psoríase, erisipela, úlcera varicose, escaras, câncer de pele, herpes simples e de zortes, além do uso cosmético.

 

Fonte: http://www.naturamaonline.com.br/aloe-vera/